O que é o e-commerce? Entenda de uma vez.

Atualizado: Mar 1

Vamos responder logo abaixo, você vai conhecer um novo mundo, uma nova forma de vender, relacionar, lucrar, trabalhar, ou seja, uma nova experiência!



E-commerce é?


Entenda a história do e-commerce.


E-commerce, ou seja, Comércio eletrônico, comércio virtual, vendas pela internet, comércio online, é transações comerciais feitas pela internet, através de smartphone, tabletes, computadores, dentre outros meios tecnológicos que utilizam a internet.


E-commerce pode ser visto com uma estratégia de marketing ou até mesmo estratégia comercial, onde empresas comercializam seus produtos/ serviços pela internet. Ou seja, para se configurar e-commerce é necessário que haja transação.


Através de um comércio eletrônico pode-se efetivar vendas ou compra de produtos / serviços. Um e-commerce pode ser dos tipos:


B2C

Conhecido como, (“Business to Consumer” ou “Empresa para consumidor”), Estratégia de negócio focado em atender o consumidor final o cliente comum, pessoa física.


B2B

Conhecido como, (“Business to business”, ou ou “Empresa para empresa”), estratégia de negócio empenhada em atender o público empresarial, ou seja, pessoa jurídica, empresas.


B2G

Conhecido como, (“Business to Government ”, OU “Empresa para governo”), estratégia de negociações entre empresas e governo.


C2C

Conhecido como, (“Consumer to Consumer” Ou “Consumidor para consumidor), a relação C2C acontece quando duas pessoas realizam uma transação comercial entre si, através de uma plataforma como um marketplace.


B2E

Conhecido como, (“Business to Employee” ou “Empresa para colaborador”), transações comerciais entre empresas e funcionários as empresas criam algumas condições para esse tipo de transação como por exemplo, desconto especial no valor do produto e prazo para realização da próxima compra.


B2B2C

Conhecido como, (“Business to Business to Consumer” Ou “Empresa para empresa para consumidor”), é a transação entre empresas visando uma venda para o cliente final. O formato de venda proposto pelos marketplaces é um ótimo exemplo.


D2C

Conhecido como, (“Direct to Consumer” ou “Direto para Consumidor”), é a transação comercial entre empresas e cliente final. Portanto o fornecedor é o próprio fabricante ou distribuidor, sem intermediários.


Conclusão:

O e-commerce veio para revolucionar a forma como vendemos, compramos, pois acabou sendo uma comodidade ao cliente que prefere fazer a compra em casa ao invés de ir pegar fila no trânsito para poder comprar na loja física. Portanto passa a competir com a lojas físicas (que por muitas das vezes presta um péssimo atendimento e processos muito burocráticos e entediante) por isso as compras pela internet tem crescido a cada ano, pois nesse canal a experiência do cliente é zelada por empresas que se destacam. Gosto de dizer que e-commerce é conveniência e comodidade.

#ecommerce #empreendedorismo #inovacao #negociosonline #marketingdigital #vendasonline #marktplace #internet

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo