Entenda de uma vez a regra do 80/20 (Princípio de Pareto)

Princípio de Pareto, ou "regra do 80/20" é uma tendência que prevê que 80% dos resultados surgem a partir de apenas 20% das ações.


Acredite se quiser mas, não foi Pareto quem criou esse princípio. Essa teoria foi criada Joseph Moses Juran, foi ele quem sugeriu o princípio depois de ter observado a passagem do economista italiano Vilfredo Pareto pela Universidade de Lausanne, na Suíça, em 1892.

o Princípio de Pareto foi sugerido pelo consultor de negócios Joseph Moses Juran, que fez uso das observações de Pareto em seus trabalhos com gestão de qualidade.

Uma das primeiras análises documentadas da regra 80/20 foi feita com base no cultivo de ervilhas. Pareto percebeu que apenas 20% das vagens produziam cerca de 80% das ervilhas.

Vilfredo Pareto demonstrou em certa época que 20% dos italianos eram donos de 80% das terras do país. Ao observar vagens, percebeu que 20% delas continham 80% das ervilhas.


Dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento de 1992 apontaram que os 20% mais ricos da população mundial controlavam o equivalente a 82,7% da renda. Trazendo esse conceito para o mundo dos negócios, concluiu-se que 80% das vendas de uma empresa são provenientes de 20% dos clientes.


Cerca de 20% do esforço que você dedica ao trabalho são responsáveis por 80% do seu desempenho, 20% dos produtos ou serviços que sua empresa comercializa retornam 80% do faturamento.

O conceito se aplica tanto à vida pessoal quanto a grandes acontecimentos e negócios.


O Princípio de Pareto é apenas uma propensão dos resultados que, dentro dos negócios, costuma se expressar em dados como:


Pega o insight:

  • 80% do faturamento é resultante de 20% - clientes;

  • 80% das vendas são provenientes de 20% - produtos;

  • 80% das reclamações são feitas por 20% - clientes;

  • 80% das vendas se devem a 20% da equipe - vendas;

  • 80% dos resultados se devem a 20% - investimentos.

Trazendo para o e-commerce (vendas online), ou marketing digital, 20% dos clientes geram em torno 80% do faturamento. O insight que isso nos gera é que a aquisição de um cliente novo é 5 ou até 25x vezes mais caro que manter um cliente existente.


Sabemos que devemos concentrar nossos esforços em 20% dos fatores que geram 80% dos resultados, mas isso não quer dizer que os primeiros 80% devam, necessariamente, ser negligenciados. Portanto precisa-se gerar valor para os 2 tipos de clientes, mas focar na persona que nos dar mais resultados.


Com isso podemos ver que 20% de nossos clientes geram mais retorno, portanto poderíamos criar uma persona para esses clientes potenciais, e assim moldar estratégias de captação e de conversão dessas personas.


Insight do post: essa regra serve para sua vida pessoal, se 80% dos teus resultados é proveniente de 20% de teus esforços, então busque encontrar as ações desses 20% e com isso busque alavancar os resultados.

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